Buscar
  • Felipe Sales

Premier League: notícias animadoras para o Liverpool


A volta da competição ainda não foi definida (Foto: Mike Hewitt/Getty Images)

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apresentou na manhã do dia 11 de maio o plano de flexibilização do “Lockdown” que estava sendo aplicado no Reino Unido. O documento conta com a liberação dos eventos esportivos a partir do dia 1° de junho de 2020, sem a presença de público.


Ainda no dia 11 de maio, mas pela tarde, aconteceu mais uma reunião entre os vinte clubes da Premier League para definir mais alguns pontos, inclusive a volta da competição. Nada é certo, mas segue as "definições":


Partidas em estádios neutros descartadas (a princípio)

A proposta inicial da liga foi de jogos em estádios neutros, exercendo um esquema parecido com jogos de Copa do Mundo. Sedes escolhidas podendo ser ou não estádios de Premier League, distantes de grandes cidades, estádios equipados e preparados para as partidas com grandes precauções sanitárias e com aplicação de testes.


Os clubes não concordaram com essa proposta, então a liga resolveu encaminhar um pedido ao governo para verificar a possibilidade dos jogos acontecerem como previa a tabela inicial.


Contratos serão resolvidos entre equipes e jogadores

Os contratos que se encerrariam até o dia 30 de junho poderão ser prorrogados até o final da temporada, os acordos serão realizados entre equipes e jogadores.


Treinamentos retornam de acordo com leis dos próprios clubes

Ainda não se tem nenhuma decisão envolvendo o retorno dos trabalhos. Porém, os clubes podem liberar a estrutura dos Centros de Treinamento para atividades individuais dos jogadores.


A MELHOR NOTÍCIA

Henderson levantando o Asia Trophy, competição realizada pela Premier League (Foto: Getty Images)

A Football Association determinou que, se não acontecer a retomada das partidas, o campeonato deverá ser definido por méritos esportivos, ou seja, declarar o Liverpool campeão e manter a tabela atual.


Como sabemos, a competição foi paralisada no dia 13 de março, na 30° rodada. O Liverpool lidera a competição com 82 pontos, precisando de apenas duas vitórias nos próximos nove jogos para conquistar o título inédito da Premier League e o seu 19° título da elite do futebol inglês.


Ainda não se sabe se realmente a temporada será retomada ou cancelada, a única certeza é que não teremos futebol antes do dia 1º de junho na Inglaterra. Segundo informação de João Castelo Branco, dos canais ESPN, na quinta-feira, 14, haverá uma reunião entre Premier League, Football Association e governo britânico.