Buscar
  • Felipe Sales

O que esperar de Ibrahima Konaté nesse Liverpool de Klopp?


Konaté usará a camisa "5" na temporada, a mesma de Daniel Agger (FOTO: Liverpool FC)

Nascido em Paris, França, Konaté foi o primeiro reforço do Liverpool para a temporada 2021/22. O zagueiro de 22 anos custou cerca de 35 milhões de libras aos cofres dos Reds, isso todo mundo já sabe, mas quais são as suas características, pontos fortes e fracos? Fizemos uma análise completa do francês, que estreou ontem pelo Liverpool no amistoso contra Stuttgart.


Konaté ganhou notoriedade no RB Leipzig com 18 anos, quando participou de 16 jogos como titular na Bundesliga 2017/18. A temporada 2018/19 foi onde mais chamou atenção, atuou em 27 partidas como titular na Liga Alemã, obteve 12 clean-sheets e ajudou o Leipzig a se classificar para a Champions League. Já em 2019/20 sofreu uma lesão muscular e assim acabou prejudicando a sua consolidação na equipe. A recuperação foi afetada pela pandemia e com isso, perdeu espaço entre os 11 iniciais, porém, encerrou a sua passagem na Alemanha como titular e com 95 jogos realizados pelo RB Leipzig.


O francês tem 1,92m de altura, o controle de bola e a qualidade de passe são os seus principais destaques. A velocidade é outro aspecto que chama muita atenção pelo seu porte físico, um zagueiro que consegue se impor fisicamente é algo que agrega muito em qualquer sistema defensivo. Ele consegue controlar muito bem a profundidade e dificilmente é surpreendido por passes entrelinhas, tem alta capacidade de antecipação e sempre chega firme nos duelos aéreos e no chão.


Apesar dos cinco anos de Bundesliga e a rodagem nas seleções de base do seu país. A experiência de atuar na liga mais competitiva do mundo e com a pressão por títulos pode ser algo novo para um atleta tão jovem. As lesões também preocupam, mas é necessário levar em consideração que Konaté teve a sua reabilitação prejudicada pelo isolamento social. O francês tem dificuldade em encontrar o tempo de bola em jogadas aéreas e em alguns momentos exagera na força. Como possui muito controle de bola, em alguns momentos exagera em criar jogadas mais ofensivas, isso pode ser um problema para quem atua na última linha.


A contratação de Ibou foi uma ótima oportunidade de mercado, ao lado de Van Dijk e no comando de Klopp, o zagueiro poderá evoluir cada vez mais e se tornar um defensor de classe mundial. É necessário ter paciência com o período de adaptação e que ele fique bem longe das lesões. O potencial físico e técnico é enorme, basta corrigir alguns pequenos detalhes em seu jogo e assim será muito útil ao clube no curto, médio e longo prazo.


vs. Stuttgart


Após o empate por 1-1 na estréia, Konaté disse estar feliz pelo debut, mas triste por não ter vencido. E o que isso quer dizer pra mim? O homem tem sede por vencer, parecendo até o parceiro de zaga holandês, que não gosta de perder nem na purrinha.


Os olhos estavam voltados para o francês e o que vimos em campo foi muita calma e qualidade, em uma partida definida por ele como "inesquecível".

Konaté em ação contra os alemães no jogo treino (FOTO: Liverpool FC)

Eu não sei vocês, mas eu quero ver mais do nosso novo zagueiro e as minhas expectativas pra uma zaga formada por Van Dijk e Konaté são gigantes. Pelo pouco que eu pude ver e ler sobre os primeiros dias de Konaté sob os cuidados de Klopp, essa dupla tem tudo pra voar e ajudar o Liverpool a conquistar muitos títulos, que é o que importa.


#YNWA


VOCÊ TAMBÉM É DAQUELES QUE TEM FOME E SEDE PELO LIVERPOOL? SEGUE A GENTE NO FACEBOOK E FIQUE POR DENTRO DE TUDO!