Buscar
  • Marco Aurélio Júnior

Marcelo Pitaluga é anunciado pelo Liverpool e já treina em Melwood

Texto por @marcothejunior

O jovem goleiro brasileiro foi anunciado hoje pelo clube vindo do Fluminense (Foto: liverpoolfc.com)

O jovem goleiro Marcelo Pitaluga, de 17 anos de idade, foi enfim anunciado pelo Liverpool Football Club. Campeão do mundo sub-17 com a seleção brasileira, o jogador formado pelo Fluminense já estava treinando em Melwood mas foi confirmado como Red apenas nesta quinta-feira (8).


"Nós vimos um pouco dos treinamentos dele e os jogos que fez pelos reservas no Brasil", disse John Achterberg, preparador de goleiros do Liverpool. "Ele tinha 16 anos jogando nos reservas (do Fluminense) então a gente pensou, eles confiam nele para jogar nos reservas mesmo tendo 16", completou.


Segundo John, o goleiro Alisson, junto de seu irmão Muriel, que joga no Fluminense, foi fundamental no acompanhamento de Pitaluga. Assim como o gerente de empréstimos do Liverpool, Julian Ward, que viu o goleiro nos treinos do Fluminense quando acompanhava o meia emprestado Allan, hoje no Atlético-MG.

Uma promessa contratada por cerca de 1 milhão de Euros


Segundo informação apurada pelo Uol, o Liverpool pagou cerca de 1 milhão de Euros por 75% dos direitos de Marcelo Pitaluga, enquanto o Fluminense continua com 25%. Caso algumas metas estipuladas no contrato sejam cumpridas, o valor pode dobrar, tornando Pitaluga o terceiro goleiro mais caro do Brasil.


Marcelo Pitaluga é campeão do mundo sub-17 pela seleção brasileira e também campeão carioca infantil, juvenil e juniores com o Fluminense. Em 2018, aos 15 anos de idade, foi chamado ao time profissional do Tricolor para a disputa da Florida Cup.


Na última temporada foi relacionado pela primeira vez ao time profissional do Fluminense para a disputa do Campeonato Brasileiro e se tornou o mais jovem a estar relacionado para um jogo oficial do Tricolor. Uma característica que destaca o jovem é ser pegador de pênaltis, com sete cobranças defendidas em 2019.


Ao todo, foram 151 partidas pelas categorias de base do Fluminense, com 21 jogos pelo time sub-20 mesmo tendo menos de 18 anos de idade.


Opinião: reforço para o Sub-23, promessa para o profissional

O garoto chegou aos Reds treinando junto ao time profissional e deve entrar como opção para Klopp ao lado de Adrián e Kelleher. Porém, é provável que Pitaluga jogue a UEFA Youth League como titular e a Premier League 2 disputando posição com Kelleher e Winterbottom.


De acordo com fontes, é um goleiro com bom reflexo e tranquilidade em jogar com os pés, basicamente o que o Liverpool precisa. Acredito que com o tempo, se acostumando com a velocidade e a força do futebol inglês e europeu, Pitaluga chegue como forte candidato a segunda opção no clube (se Klopp quiser).


Uma boa contratação e melhor de tudo: brasileiro. Espero que tenha todo o sucesso do mundo com nossa camisa e consiga superar seus próprios objetivos. YNWA!