Buscar
  • Caio Victor

A importância de Mané no sistema defensivo do Liverpool


O ponta senegalês não se limita em campo, percorrendo todo o perímetro para ajudar o time (Foto: liverpoolfc.com)

Sadio Mané sempre foi um jogador solidário e muito aplicado taticamente. E vem melhorando ainda mais nos últimos jogos. É visível o esforço dele pra ajudar o time na defesa. O Liverpool conseguiu clean sheets em todos os últimos seis jogos, mostrando que defender bem também é uma faceta do time de Jurgen Klopp.


Com a lesão de Fabinho (que deve voltar aos gramados no jogo contra o United), pensava-se que o time poderia sofrer defensivamente, mas isso não aconteceu. Henderson - que não é tão bom marcador como o brasileiro - vem jogando muito bem como primeiro homem de contenção.


Mané, que visivelmente fez uma função diferente nos últimos jogos, teve ótimos números contra o Tottenham. Foram quatro desarmes e uma interceptação, além de vários sprints para ajudar a marcar o lateral adversário. Robertson tem tido grande ajuda do africano no lado esquerdo da defesa. Assim, Wijnaldum não precisa cobrir tanto o Robbo e consequentemente ajuda o Hendo no centro do campo, enquanto Chamberlain e Firmino pressionam os zagueiros e volantes adversários, deixando somente Salah ‘livre’ de responsabilidades defensivas.


A importância de Mané pro nosso sistema defensivo fica ainda mais em destaque quando ele é comparado com seus parceiros de ataque. Firmino, que muitas vezes recua para armar a equipe, não tem tanta intensidade na marcação. E Salah não marca nem consulta - muito por estratégia de jogo de Klopp.

Único problema de Sadio ajudar tanto na marcação, é o cansaço. Ele foi substituído na última partida aos 36' do segundo tempo, e parecia exausto quando saiu de campo. Shaqiri retornou à equipe e pode ajudar na rotação, junto com Divock Origi. Fevereiro está chegando, com ele vem o mata-mata da Champions, além dos momentos decisivos da Premier League. Também é importante preservar nossos jogadores e evitar lesões por fadiga, e isso deve ser um objetivo de Klopp e sua comissão.