Buscar
  • Lucas Bastos Thimoteo

Liverpool Women estreia na FA Cup em janeiro de 2021

Texto traduzido por @Lucas_Timotheo do Made For LFC Women

Women's FA Cup foi o primeiro torneio de futebol feminino da Inglaterra (Foto: The FA)

A competição feminina mais democrática, e também a mais antiga, da Inglaterra vai começar, a Women's FA Cup. Na temporada 2020-21, o torneio contará com a presença de um total de 376 equipes femininas.


As fases preliminares terão início no próximo dia 06 de setembro e as Liverpool Women, assim como todas as equipes da Women's Super League e também da Women's Championship, entrarão na competição a partir da quarta rodada, marcada para o dia 31 de janeiro de 2021.


Conheceremos a nossa adversária apenas depois de sabermos quais são as equipes classificadas na terceira rodada, que está marcada para o dia 10 de janeiro do mesmo ano.

A competição, que antes era chamada de Challenge Trophy, é disputada desde 1970. As Reds não possuem nenhum título, mas bateram na trave em duas ocasiões, e em sequência. Nos anos de 1995 e 1996, a nossa equipe chegou até a final e foi derrotada por 3-2 pras Arsenal Ladies, em 95, e nos pênaltis, em 96, para o time que hoje é o Charlton Athletic Women - que será nosso adversário na Women's Championship.


O nosso histórico recente não é dos melhores, nas últimas quatro temporadas, o nosso melhor resultado foi em 2017, onde chegamos até a semi-final e fomos eliminados para as Manchester City Ladies por 1-0, com gol da Melissa Lawley que é, hoje, nossa camisa 11.


Em 2018, chegamos até as quartas-de-finais e paramos nas Chelsea Ladies. No ano seguinte, mais uma vez o time azul de Manchester interrompeu o nosso sonho de conquistar a taça. E na última edição da copa doméstica, paramos mais uma vez nas londrinas do Chelsea.


É importante ressaltar que a Women's FA Cup da temporada 2019-20 ainda não foi concluída. Antes da paralisação do esporte e da modalidade no Reino Unido, tivemos jogos até a quinta rodada, que equivale às quartas-de-finais. E a mesma retornará no mês de setembro, junto com as demais competições inglesas. Pela primeira vez na história o torneio terá duas equipes campeãs no decorrer de uma só temporada.


Diferentemente das ligas nacionais, a FA Cup não tem transmissão gratuita de todos os jogos através do aplicativo da The FA Player. Alguns jogos pontuais e outros confrontos das fases finais são transmitidos na plataforma. Fora isso, é possível acompanhar as partidas apenas pela cobertura que os times fazem em suas redes sociais.