Buscar
  • Caio Victor

Liverpool e Nike: A parceria da década


Tivemos o anúncio oficial da parceria entre Liverpool e a fornecedora norte-americana Nike oficializado esta semana. A data do término do contrato, que passa a valer a partir da próxima temporada, não foi divulgada.


O que mais chama atenção no contrato firmado são os valores que o Liverpool irá embolsar. Ao todo, o clube receberá 30 milhões de libras esterlinas por temporada (valor base estipulado). Não é uma quantia de encher os olhos, a própria New Balance paga 40 milhões por temporada, mas a grande sacada desse acordo é que o Liverpool terá 20% de tudo que a Nike vender com nosso escudo e nome. Ou seja, esse valor de 30 milhões de libras, é o mínimo que o Liverpool vai receber por temporada.


Internamente, o clube espera receber por temporada entre 60 e 70 milhões de libras, podendo chegar a até 80 milhões, dependendo dos resultados esportivos. O maior contrato entre fornecedor e clube na Inglaterra nesse momento é o do Manchester United com a Adidas, que gira em torno de 75 milhões de libras por temporada.


Vale lembrar que a conclusão desse contrato só foi possível porque o clube venceu a New Balance em uma ação judicial. No contrato firmano entre o clube e a empresa de Boston, em 2012, havia uma cláusula em que permitia a renovação caso a fornecedora igualasse os valores de uma concorrente qualquer. O fato é que a New Balance jamais conseguirá igualar o que a Nike vai nos proporcionar. Nossos produtos estarão em seis mil lojas ao redor do Mundo. Com a New Balance, não chegamos nem a 3 mil lojas. Atletas mundialmente conhecidos como LeBron James - acionista do clube - e Serena Williams, vão fazer parte de nossas propagandas. O cantor Drake também deve ser inserido em ações de marketing.


O Liverpool quer aproveitar o bom momento que vive dentro de campo para expandir sua marca de vez, buscando se firmar entre os 5 times mais populares do planeta, e o acordo com a Nike é o maior passo pra que isso aconteça.


Não se surpreenda caso veja camisa do Liverpool até no supermercado na próxima temporada. Agora, vamos dominar o Mundo também fora das quatro linhas!