Buscar
  • Anderson Zotto

Liverpool é campeão Mundial


Firmino fez o gol do primeiro título mundial do Liverpool (Foto: liverpoolfc.com)

O LIVERPOOL CONQUISTOU O MUNDO! Os Reds venceram o Flamengo por 1 a 0 e conquistaram o Mundial de Clubes pela primeira vez na história. O gol foi marcado por Bobby Firmino.


Na quarta tentativa, após perder para dois brasileiros e um argentino, o Liverpool levantou a taça, se tornou o segundo clube inglês a conquistar o mundo e chega a "outro patamar".

O time foi escalado com força máxima para enfrentar o Flamengo

No primeiro tempo, o Liverpool teve muita dificuldade na execução ofensiva. Alexander-Arnold sofreu pelas infiltrações de Bruno Henrique pela direita, que criou duas boas jogadas para a equipe carioca. Em alguns momentos, Robertson e Arnold trocaram de lado para impedir essas bolas em velocidade.


O time de Klopp foi muito pressionado e pouco ameaçou. Oxlade-Chamberlain e Keïta mal conseguiam segurar a bola para trabalhar, e as bolas longas foram a opção para a maior parte do tempo. Nos ataques sofridos, Van Djik e Joe Gomez demonstraram muita regularidade e não decepcionaram na hora de anular as principais jogadas do Flamengo.


Já no segundo tempo o Liverpool voltou bem mais ligado. Firmino, aos dois minutos, deu um balão em Rodrigo Caio e bateu na trave, após um excelente lançamento de Jordan Henderson. No lance seguinte, Salah recebeu um cruzamento pela direita e finalizou para fora.


Alisson sofreu sua primeira ameaça direta quando Gabriel Barbosa finalizou com perigo, o arqueiro espalmou com segurança. Ox-Chambelain sentiu uma torção no tornozelo aos 30 minutos e precisou sair de campo, dando lugar a Lallana.


Com 41 minutos, Henderson recebeu uma bola perfeita de Salah, e após um tapa perfeito, viu Diego Alves fazer uma excelente defesa. Aos 45, Rafinha deu um carrinho por trás em Mané, o juiz marcou pênalti, mas após revisar o VAR, desconsiderou qualquer possibilidade de falta.

A partida foi para a prorrogação. Já no extra-tempo, após um rápido contra-ataque, Henderson lançou a bola para Mané, que segurou e escorou para Firmino, que deixou Diego Alves e Rodrigo Caio sentados e finalizou para o gol. Abriu o placar, tirou a camisa e comemorou gritando como nunca antes.


No intervalo, o homem do título, após sua partida perfeita, deixou o campo para dar lugar a Origi. Então, o Liverpool passou a administrar a partida para evitar o desgaste, mesmo sofrendo um pouco mais de pressão do Flamengo.

Craque do jogo: Roberto Firmino. Jogou muito bem, como sempre. Escapou com facilidade da excelente partida de Rodrigo Caio e ainda fez o gol do título mundial. The Kop want you to know!


Destaque positivo: Joe Gomez. Vindo de partidas irregulares na temporada, não teve trabalho contra Gabriel Barbosa e Bruno Henrique. Fez uma partida tranquila, garantindo o máximo da segurança defensiva do Liverpool, inclusive tirando uma chance clara de BH no primeiro tempo.


Destaque negativo: Naby Keita. Vindo em crescente na temporada e após uma excelente partida contra o Monterrey, hoje foi ofuscado pela marcação de Gerson e William Arão. Não conseguiu mostrar seu talento.


No geral, o Liverpool sofreu contra um Flamengo bem postado, porém jogou todo o mundial em marcha 2, apenas levando o resultado de maneira bem administrada e garantindo a sua primeira conquista.


Agora é virar a chave e voltar a atenção para o Boxing Day. Quinta-feira o Liverpool enfrentará o Leicester, podendo abrir mais vantagem ainda na disputa pelo título. O jogo terá início às 17h, horário de Brasília, com transmissão da ESPN Brasil.