Buscar
  • Felipe Sales

Koumetio: quem é o jovem que vem sendo elogiado por Klopp

Atualizado: 30 de Set de 2020

Texto por @_salesfelipefs da @LFCBrNews

Billy Koumetio é um dos motivos de Klopp não buscar mais um zagueiro no mercado (Foto: liverpoolfc.com)

Billy Koumetio foi uma grande surpresa da LFC Academy durante a pré-temporada. Tanto a torcida, como a equipe técnica do time principal ficaram impressionados com a evolução do jovem zagueiro.

Nascido no dia 14 de novembro, de 2002, em Lyon, na França. Billy tem apenas 17 anos e possui 1,95m de altura. Ao lado de Joel Matip, é o jogador mais alto do elenco. "Ele é um zagueiro muito alto, com talento adequado, que precisa de tempo, e queremos dar esse tempo a ele”, afirmou o auxiliar técnico do Liverpool, Pep Lijnders.


O francês chegou aos Reds em meados de 2018 vindo a custo zero do Orléans, da França, e foi contratado para atuar na equipe sub-18. Mas durante os treinos de preparação para a temporada 2020/21, conquistou uma vaga no elenco principal se tornando a 5ª opção na zaga para a temporada.

Participou de dois amistosos na pré-temporada, atuou na vitória do Liverpool diante o Stuttgart por 3-0 e no triunfo dos Reds sobre o Blackpool por 7-2. Poderia estrear oficialmente diante Chelsea já na 2ª rodada da Premier League, porém, uma simples lesão o deixou de fora de alguns treinamentos e tirou a chance da estreia na liga e na terceira fase da Carabao Cup, no duelo contra o Lincoln City.


A estatura do francês aliada a velocidade e noção de jogo chamou a atenção de Jürgen Klopp. “Billy the Kid, ele não parece uma criança! Seu rosto até parece de criança, mas todo o resto é... uau!”, disse Klopp durante as primeiras sessões de treinamento da pré-temporada na Áustria. “Possui uma força surreal no alto, não só nos lances de bola parada. Se você é um time que pressiona, tem que aceitar que haverá muitas bolas longas e segundas bolas, então é realmente importante que você tenha zagueiros que sejam bons na bola aérea”, completou Pep Lijnders.

Nesta foto dá pra perceber como Koumetio é alto, comparando-o com Van Dijk (Foto: John Powell/Liverpool FC)

O sucesso transcende as quatro linhas, a sua postura extrovertida e tamanha dedicação para aprender inglês chama muita atenção do staff dos Reds. Koumetio foi um dos gandulas no “Milagre de Anfield” diante o Barcelona e descreveu o momento como “Uma grande experiência, inspiradora, incrível e inacreditável."


Na temporada atual, fará parte da equipe sub-23 do Liverpool, no entanto, será acompanhado de perto pelos scouts do time principal e deve ganhar algumas chances nas partidas de Copa e até ficar no banco em duelos da Premier League e Champions League.


Billy Koumetio é uma das grandes apostas vinda de Kirkby e o seu potencial será muito bem explorado por Klopp e sua comissão. "Gostamos de dar-lhe a oportunidade de se desenvolver conosco e de se tornar um defensor-central forte para o futuro do Liverpool FC", afirmou Lijnders.