Buscar
  • Marco Aurélio Júnior

Estreia profissional com Levir Culpi e gol no Liverpool na Champions. Quem é Takumi Minamino?


Minamino assinou com o Liverpool pela manhã (Foto: liverpoolfc.com)

Em meio ao Mundial de Clubes, o Liverpool segue se mexendo nos bastidores em busca da melhor temporada de sua história recente. Após várias especulações e confirmações, Takumi Minamino foi anunciado pelos Reds para a próxima metade da temporada.


O japonês de quase 25 anos (aniversário em janeiro) começou sua carreira no Cerezo Osaka, de seu país natal. Sua estreia foi em 2012, em uma derrota por 3 a 1 para o Omiya Ardija, entrando aos 72 minutos. O curioso é que seu primeiro técnico foi o brasileiro Levir Culpi, que, mesmo Minamino tendo 17 anos, já contava com o japonês entre os titulares da sua equipe.


"É um sentimento, um olhar brasileiro de que um jogador pode dar certo. Claro que não é uma matemática exata, mas temos essa percepção. Eu fazia treinos do profissional com a base as vezes e logo que vi o menino pedi para subir para o profissional. Ele tinha muito jeito, era diferenciado, tinha muita personalidade. Isso destacou demais ele pra mim", disse Levir Culpi para o Nunca Caminhará Sozinho.


O treinador brasileiro foi quem deu espaço também para Takashi Inui e Shinji Kagawa, por exemplo, sendo um dos grandes reveladores do Japão.

Minamino foi para o Salzburg em 2015, após três anos jogando pelo Cerezo Osaka (Foto: Masashi Hara/Getty Images)

Os números do atacante japonês são excelentes e apenas comprovam sua qualidade. Pelo Cerezo Osaka foram 17 gols e nove assistências em 85 jogos. Enquanto pelo Red Bull Salzburg foram incríveis 64 gols e 44 assistências em 199 jogos.


Na Champions League deste ano, Minamino, marcou dois gols e deu três assistências, sendo um gol e uma assistência contra o próprio Liverpool em Anfield, na derrota por 4 a 3.


A temporada 2019/20 está sendo uma das melhores do jogador, que dá uma assistência a cada dois jogos e marcou pelo menos um gol em todas as partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo pela seleção japonesa. É o segundo jogador japonês mais valioso do mundo, segundo o Transfermarkt, valendo 12,5 milhões de Euros e ficando atrás apenas de Shoya Nakajima, do Porto.


"Jogar na Premier League era um dos meus objetivos de carreira. É a melhor Liga do mundo! Sempre pensei que se minha carreira seguisse tranquila, eu jogaria a Premier League. Estou muito feliz que meus sonhos estão se tornando realidade", disse o jogador para a liverpoolfc.com.


Diferentemente da última temporada, Minamino poderá jogar ainda a segunda fase da Champions League pelo Liverpool. A regra da competição sobre um jogador participar por mais de um clube foi alterada, podendo jogar fases diferentes por outros times.


Dependendo do andar da carruagem, o japonês poderá estrear já no dia 02 de janeiro, em casa, contra o Sheffield United pela Premier League. Será que brilha em Anfield o garoto!?