Buscar
  • Guilherme Tourinho

Diogo Jota: a contratação surpresa do Liverpool

Texto de @GTourinho8

O português só começou a ser especulado no Liverpool após a confirmação de Thiago (Foto: liverpoolfc.com)

O Liverpool apresentou hoje o atacante português Diogo Jota, do Wolverhampton. O jogador de 23 anos de idade vem do Wolverhampton, em uma transação que girou em torno de 41 milhões de libras, podendo chegar aos 45 milhões dependendo do número de partidas que o atacante faça pela Premier League e Champions League.


No geral, Jota é um atacante que agregará muito ao Liverpool por sua versatilidade e inteligência. Tem tudo para ser uma grande contratação, ainda mais se levar em conta que os atacantes Mané e Salah estarão fora no período da Copa Africana.

Apesar de ser um reserva para o Mané ou Salah, não teremos necessariamente um jogador com as mesmas características. Diogo Jota é versátil, pode atuar em várias posições no terço final do campo, e tem como grandes características a intensidade e a velocidade, ótimo para os contra ataques e atacar os espaços, assim como Mané e Salah.


Porém não é um finalizador como os africanos. Na última temporada pela Premier League, Jota marcou 7 gols no campeonato, com uma média de 1.4 finalizações. Mané e Salah tiveram uma média de 1.9 e 2.8, respectivamente.


Além de ser útil nas transições, o português é um jogador muito bom tendo a posse da bola para construir chance de gol para os seus companheiros. Em sua primeira temporada na Premier League (18/19), criou dez grandes chances aos companheiros, contabilizando 5 assistências no campeonato. Outro ponto importante é a qualidade no drible, tendo um aproveitamento de 50%, média de 1.9 dribles bem sucedidos por jogo.


Sem a bola é um jogador que costuma ter bastante movimentação para enganar os defensores adversários, perfil que deve combinar com o Liverpool se levarmos em conta as atuações do trio de ataque nestes momentos. Apesar de não sofrer tanto com lesões, um dos problemas que o português sofre é o físico comparado aos grandes defensores da liga. A falta de força física impede que o jogador ganhe mais duelos contra os adversários.


Apesar das grandes temporadas, muito se questionava sobre a qualidade que o banco do Liverpool oferecia comparado com os seus titulares. O time por muitas vezes foi “refém” de uma boa atuação ou até mesmo da presença do trio de ataque. Com Diogo Jota no time, é esperado uma rotatividade maior e adição de qualidade ao elenco.


Ki-Jana Hoever pra lá, Diogo Jota pra cá

O jovem holandês Ki-Jana Hoever foi vendido aos Wolves por cerca de 10 mlhões de libras (Foto: @khoever51_)

Ki-Jana Hoever, que pertencia aos Reds, agora irá para o time dos lobos por um valor de 13,5 milhões de libras (9 milhões de libras mais 4,5 milhões em bônus). O Liverpool ainda assegurou 15% do valor de uma venda futura, podendo ter ainda mais retorno com o holandês.


A janela de transferências do Liverpool promete ter muitos capítulos. O clube deve se desfazer de jogadores como Brewster e Origi depois da chegada do mais novo atacante. E vale lembrar que devemos vender Harry Wilson, Grujic, Karius, entre outros atletas pouco utilizados.