Buscar
  • Anderson Zotto

Como era o mundo na última vez que o Liverpool ganhou a Liga?

A temporada de 1989/90 foi a última em que o Liverpool saiu campeão do campeonato inglês. De lá pra cá, 30 anos se passaram e o mundo que se conhecia naquela época é bem diferente do momento atual.


Pensando nisso compilei alguns fatos históricos daquele ano que hoje já é tão distante de nós.



1989: 1. Coroação de Akihito

(Foto: Folha de São Paulo)

Em 2019, o imperador Akihito abdicou em favor do filho, Naruhito, após 30 anos no trono. Porém, no ano de 1989, quem abdicava era o imperador Hirohito em favor de Akihito. Seria a mudança de imperador no Japão a causa do tabu na Premier League?







2. George H. W. Bush substitui Ronald Reagan no comando dos EUA

Surfando na onda de popularidade de Ronald Reagan, seu vice-presidente, George H. W. Bush, pai de George W. Bush, é eleito para o mandato de 1989/1993. Seria no mandato dele que teria fim a Guerra Fria e a URSS, porém não conseguiu se reeleger nas eleições de 1992.







3. Fim do El Stronato

O general paraguaio Alfredo Stroessner era deposto do Paraguai após a mais longa ditadura do continente americano até então, com 35 anos de duração (seria ultrapassado por Cuba 4 anos depois). O período é conhecido na história paraguaia como El Stronato, onde o general atuou como um verdadeiro monarca e falsificou eleições por anos para tentar se legitimar perpetuamente no poder. O general morreu asilado no Brasil em 2006 sem nunca ter cumprido pena em seu país.


4. Nasce o WWW, o World Wide Web


Em 1989, Tim Berners-Lee criava o World Wide Web, conhecido por sua sigla WWW. A rede mundial de computadores sequer existia, porém seu principal atalho para abertura de sites já era criado. É considerado uma das maiores invenções do milênio e foi responsável pelo impulso para o nascimento da Internet. Graças a isto, você está aqui conosco.







5. Massacre na Praça Celestial

Em abril de 1989, estouraria um dos maiores protestos da história contra o governo chinês, em 5 de junho de 1989, um homem, que passou para a história como O Rebelde Desconhecido, decide parar um fileira de tanques sozinho. A imagem se tornou uma das maiores do século XX e até hoje é objeto de censura e prisão na China.






6. Cadeia Báltica, o início do fim da URSS

(Foto: Kusurija/Wikipedia)

Em 1989, iniciou-se um dos maiores protestos da história. 2 milhões de pessoas da Estônia, Letônia e Lituânia uniram as mãos, formando uma corrente humana entre as cidade de Tallin, Riga e Vilnius, capitais dos respectivos países. Eles pediam independência da URSS.






8. Cai o muro de Berlim

(Foto: O Globo)

Numa coletiva de imprensa, o porta-voz do partido comunista da Alemanha Oriental, Günter Schabowski, anunciando sobre o fim da restrição do muro entre as Alemanhas, responde "Até onde eu sei, entra em vigor imediatamente, sem demora". A resposta foi o catalisador da derrubada do muro que separou Berlim por 28 anos.







9. Brasil campeão da Copa América pela primeira vez desde 1949

(Foto: CBF)

Em 1989, o Brasil sediaria mais uma vez a Copa América, na ocasião o Brasil não ganhava um título desde a Copa de 1970 e não ganhava a Copa América desde 1949. O Brasil é até hoje o único país a vencer a Copa América em solo nacional, conquistando em 1919, 1922, 1949, 1989 e 2019.







1990


1. McDonald’s no coração do comunismo

No fim da guerra fria, a cadeia mundial de lanches do McDonald’s abre sua primeira loja em Moscou. Ela fez 30 anos de idade no dia 30 de janeiro deste ano.










2. Nelson Mandela livre

Líder da luta contra o Apartheid, Nelson Mandela ganhou indulto do presidente Frank Willem de Klerk (foto) no dia 11 de fevereiro de 1990, 7 dias após a legalização de seu partido, o CNA. Abriam-se as portas para o fim do regime mais racista da humanidade.








3. Collor presidente

O então jovem Fernando Collor de Mello, com apenas 40 anos de idade, tomava posse como presidente no dia 15 de março de 1990, sendo o primeiro a ser eleito por voto direito desde 1960. No dia seguinte à posse Collor congelaria as cadernetas de poupança. Maior marca de seu governo.








4. Vitória da igualdade.

A OMS retira a homossexualidade da lista de doenças em 17 de maio de 1990, este dia passa a ser o dia da luta pelos direitos LGBT. Vitória da igualdade.













5. Alemanha Unida

(Foto: Deutsche Welle)

As Alemanhas oficializam sua unificação um ano após a queda do Muro de Berlim. Simbolizando o fim da divisão entre o mundo capitalista e o mundo comunista.









6. Fim do Thatcherismo

(Foto: EPA/GERRY PENNY/03.10.2000)

Após 11 anos no poder, Margaret Thatcher renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido, sendo substituída por John Major. Para muitos torcedores do Liverpool, foi a notícia da década.










7. Alemanha tri

A Alemanha se consagra campeã da Copa de 1990 após bater a Argentina por 1x0 no Estádio Olímpico de Roma. A seleção foi muito embalada pelo clima patriota que contagiou o país pela queda do Muro de Berlim. Na época os campeões mundiais eram: Brasil (3 títulos), Itália (3 títulos), Alemanha (3 títulos), Argentina (2 títulos), Uruguai (2 títulos) e Inglaterra (1 título).



8. O mundo conhece o Super Nintendo

Em 21 de novembro de 1990, a Nintendo apresentava ao mundo, seu novo console, o SNES. Ele seria um sucesso absoluto de vendas e marcaria uma geração. No Brasil, a novidade chegou apenas em 1993, devido às imensas leis burocráticas de importação que seriam derrubadas, futuramente, ao longo dos anos.




9. Invasão do Kuwait e Guerra do Golfo

Em 2 de agosto de 1990, o Iraque iniciaria uma sucessão de 3 dias consecutivo de invasão ao Kuwait, proclamando o país, rico em reservas de petróleo, como sua província. Em resposta, EUA, França, Reino Unido e Arábia Saudita organizam uma coalizão para garantir a independência do país. Saddam Hussein ainda traria muitos problemas para o mundo até 2003, quando na Guerra do Iraque, ele foi deposto e posteriormente condenado à morte em 2006.













10. Gorbachev ganha o Nobel da Paz

O secretário de estado da URSS, com sua icônica marca de nascença na careca, ganha o Nobel da Paz de 1990 pelo seu esforço para o fim da Guerra Fria. Cerca de um ano depois, a URSS seria extinta, dando origem a 15 novos países.














11. Senna bicampeão mundial

(Foto: Instituto Ayrton Senna)

Ayrton Senna levaria o título mundial de Fórmula 1 pela segunda vez em 1990. A lenda das pistas ainda seria campeão em 1991.













Extra:

Hoje, no elenco do Liverpool, a média de idade circula na casa dos 26 anos de idade, ou seja, grande parte do nosso elenco, sequer era nascido em nosso último título de Premier League. Mas ainda assim, há que já era nascido, ou nasceu durante o ano de 1990, você saberia dizer quem são? Segue a lista complementar:


Adrián (n. 03/01/1987, 33 anos)

(Foto: liverpoolfc.com)

Quando o Liverpool ganhou a liga pela última vez, o goleiro espanhol tinha apenas 3 anos de idade.












Andy Lonergan (n. 19/10/1983, 36 anos)

(Foto: liverpoolfc.com)

Poucos lembram que ele pertence ao atual elenco, mas Andy Lonergan é o jogador mais velho do time e tinha 6 anos de idade na última vez que o Liverpool ganhou a Liga.











Dejan Lovren (n. 05/07/1989, 30 anos de idade)

(Foto: liverpoolfc.com)

Dejan Lovren tinha apenas 1 ano de idade quando o Liverpool levantava a taça pela última vez na Liga.











Jordan Henderson (n. 17/06/1990, 29 anos de idade)

(Foto: Premier League)

O capitão Hendo estava para nascer ainda quando o Liverpool levantou a taça pela última vez.












Gini Wijnaldum (n. 11/11/1990, 29 anos)

(Foto: liverpoolfc.com)

Wijnaldum viria a nascer somente no fim de 1990.













James Milner (n. 04/01/1986, 34 anos)

(Foto: Premier League)

Milnercraft era apenas uma criança de 4 anos quando o Liverpool viria a ser campeão nacional pela última vez.

















Adam Lallana (n. 10/05/1988, 31 anos)

(Foto: liverpoolfc.com)

Adam Lallana tinha apenas 2 anos de idade em nosso último título nacional.