Buscar
  • Felipe Sales

Community Shield, 2ª Divisão e os títulos alternativos do Liverpool


Carragher e Gerrard com a taça da Community Shield de 2006 (Foto: liverpoolfc.com)

Somos campeões da Premier League. E com a conquista inédita, o Liverpool encerrou um jejum de 30 anos e acumulou o seu 48° título de primeiro escalão. Somos o clube da Inglaterra com maior número de conquistas expressivas, e de quebra, alcançamos a marca de 67 títulos vencidos pela equipe principal.


O Liverpool Football Club conquistou 19 títulos da Liga Inglesa, 8 Copas da Liga, 7 FA Cup's, 6 Champions League, 4 Supercopas da Uefa, 3 Copas da Uefa e 1 Mundial de Clubes, somando 48 troféus do primeiro nível.


Os 67 títulos vencidos no total vem da soma destes citados com os de menor expressão: a Community Shield (vencida 15 vezes) e a Segunda Divisão da Liga Inglesa (vencida 4 vezes).

As conquistas da Segunda Divisão não são consideradas títulos de expressão, por se tratar de um torneio de acesso à divisão principal. Desta forma são consideradas competições de ascensão, tendo como objetivo principal a classificação para a elite nacional.


Já a Community Shield, ou Supercopa da Inglaterra, é uma competição amistosa e carrega uma história curiosa desde a sua primeira edição. No ano de 1898, com o nome de "Sheriff of London Charity Shield", a competição foi a precursora na ideia de Supercopa e influenciou diretamente a criação dos torneios no mesmo molde pelo resto do mundo. Os objetivos de sua fundação eram ajudar as entidades de caridades de Londres e unir os atletas amadores e profissionais.


O primeiro confronto foi organizado pelo xerife Thomas Dewar que colocou a melhor equipe amadora diante a melhor equipe profissional da cidade. Em seus primórdios, o Corinthian - principal equipe amadora da época - desafiava grandes clubes ingleses para o confronto. Ao longo dos anos por questões financeiras, históricas e políticas, a competição acabou tomando diversas formas, confrontos regionais, campeões da primeira e segunda divisão inglesa até chegar ao formato atual, a partida única entre o campeão da Liga Inglesa diante o campeão da FA Cup.


O torneio ainda carrega o espírito colaborativo, toda a renda adquirida por meio da partida é divida entre os 124 clubes que participam da Copa Inglaterra, e essas equipes, por sua vez, destinam os valores adquiridos com bilheteria, publicidade e transmissão para as entidades de suas comunidades.


Por tantas mudanças e pelo principal objetivo da competição ser o ato caridoso, a atual Community Shield não figura entre os títulos de primeiro escalão.


Conquistas alternativas

Os Reds possuem alguns troféus de competições alternativas, ou seja, que aconteceram de maneira esporádica ou eram amadoras. Como a "Lancashire League", um torneio regional com as equipes do norte da Inglaterra que buscavam chamar atenção dos principais campeonatos na Terra da Rainha. Foram 14 edições entre 1889 até 1903 e o Liverpool conquistou apenas uma, a de 1982/83.


Já a “Football League SuperCup” aconteceu apenas uma vez, na temporada 1985/86. Uma espécie de “consolo” para as equipes que se classificaram para as competições europeias em 1985 e estavam impedidas de jogarem os torneios europeus devido ao “Desastre de Heysel”, que culminou numa punição de 5 anos aos clubes ingleses. A competição foi um fiasco e teve apenas uma edição, o seu campeão foi o Liverpool.


Existem também 18 conquistas da extinta "Reserve Division One", um torneio que era disputado pelos reservas da equipe principal e não teve tanta visibilidade ou interesse dos adeptos, servia como uma competição de transição entre a base e profissionais, algo que vemos nos torneios sub-23 atualmente.

Total

Com a contagem de todos os troféus vencidos pela equipe principal, o Liverpool Football Club possui 69 conquistas. Porém, são 67 títulos de torneios profissionais e 48 troféus de competições de primeiro nível.